Os 7 melhores benefícios da Taioba para sua saúde!
Veja aqui quais são os 7 principais benefícios do consumo da Taioba na sua alimentação, quais os cuidados necessários, como consumir e muito mais.
- Publicado: 12/12/2023
- Atualizado: 12/12/2023: 22 35
- Por:
A Taioba é um vegetal folhoso muito comum no estado de Minas Gerais, ela é conhecida também como orelha-de-elefante, macabo, mangará, mangará-mirim, mangarito, taiova ou taiá, além de outros nomes que variam de acordo com a localização.
Ela teve sua origem da América Central; hoje, ela é cultivada em larga escala em regiões tropicas ou sub tropicais. Riquíssima em várias vitaminas e minerais como arginina, leucina, lisina, fenilalanina, valina, potássio, cálcio, ferro, manganês, entre outros.
Quais os benefícios da Taioba para a saúde?
1 – Ajuda o intestino
Uma planta rica em fibras, ela ajuda ao seu intestino funcionar melhor, isso porque o bolo fecal fica maior e também acelera a saída das fezes. Para quem sofre constantemente com prisão de ventre, a taioba é super indicada.
Uma boa ideia é consumir a taioba por meio de um suco detox ou com shake.
2 – Amiga da visão
A composição da taioba é rica em vitamina A, um nutriente que é super requisitado na saúde dos olhos, com o consumo correto dessa vitamina é possível reduzir problemas como a degeneração macular, cegueira noturna e catarata, essas doenças e condições costumam aparecer com a chegada da idade.
3 – Antioxidante
As folhas de taioba são muito ricas em vitamina C, que é um poderoso antioxidante e que atua diretamente no fortalecimento do nosso sistema imunológico, isso impede que doenças oportunas derrubem a sua saúde, como gripes, câncer e aterosclerose.
4 – Combate a anemia
A taioba é uma folha que possui grandes quantidades de ferro, um mineral super requisitado no nosso corpo, principalmente para incentivar o transporte de oxigênio no sangue. Quando esse mineral está em falta no organismo é comum que a anemia seja diagnosticada.
A taioba também é muito rica em vitaminas B, que aumentam a energia do nosso corpo e diminuem a fadiga, que normalmente está atrelada à anemia.
5 – Regulariza a pressão arterial
Tem grandes quantidades de potássio em sua composição, isso influencia diretamente no equilíbrio dos níveis da pressão arterial, de modo que fique estável. Ela é um vasodilatador natural e impede que o corpo tenha picos de pressão, além de prevenir que a pessoa sofra com cãibras.
6 – Fortalece os ossos
Ela é rica em cálcio e fósforo, isso aumenta diretamente a qualidade dos ossos, diminuindo chances da osteoporose se instalar no corpo do indivíduo.
Essa é uma doença que costuma afetar pessoas em idade mais avançada e mulheres que estão na fase da menopausa.
Para quem quer aumentar a força dos dentes e a contração dos músculos, a taioba também é uma boa fonte de nutrientes.
7 – Produção de colágeno
Ainda pela sua grande quantidade de vitamina A, ela é recomendada para pessoas que queiram ter uma melhor produção de colágeno no corpo, isso porque a pele vai ficar muito mais saudável, prevenindo o envelhecimento precoce e as linhas de expressão. Ela também tem ações antioxidantes que podem influenciar na eliminação de toxinas maléficas no seu corpo.
Cuidados com a taioba!
A folha de taioba crua é rica em oxalatos, um fator antinutricional que impede que nutrientes sejam absorvidos, devendo ser eliminados antes do consumo. Por isso, a recomendação é cozinhar as folhas. Uma pesquisa observou uma redução de aproximadamente 73% no teor de oxalatos em folhas de taioba que foram cozidas em água durante 40 minutos; quando cozidas por 1 hora, a quantidade de oxalato foi próxima de zero.
A taioba mansa (que é a indicada para consumo) deve ser escolhida com cuidado, isso porque ela é facilmente confundida com a taioba brava, espécie venenosa para o organismo humano.
A taioba brava e a taioba mansa possuem a folha no mesmo formato triangular, quase de um coração, porém o que diferencia uma da outra é que a taioba mansa possui uma junção única no encontro do talo, enquanto a brava tem esse encontro antes do talo, o mesmo tem a coloração roxa.
A taioba pode ser consumida como tempero para alguns alimentos, cozida como a couve, em saladas, sopas, refogados, por meio de sucos e chás, tudo vai depender da maneira que você prefere.
Na verdade fiquei com dúvidas.
Se a taioba serve para detoxicante o suco deve ser feito com as folhas cruas ou não?
E se cozinhar as folhas por tanto tempo, como explica acima, não vai perder as propriedades?