Castanha-da-índia – Benefícios, Tabela Nutricional, Consumo e Contraindicações
Você sabe o que é a casatanha-da-índia e quais os seus benefícios? Descubra, aqui no Quero Viver Bem, tudo a respeito desse fruto tão saboroso e nutritivo!
- Publicado: 02/04/2019
- Atualizado: 12/12/2023: 22 18
- Por: Flavio Carvalho
A castanha-da-índia, cujo nome científico é Aesculus hippocastanum L., é uma oleaginosa da árvore castanheiro-da-índia, que é originária da Europa, especificamente da região dos Balcãs, composta por países como Grécia, Bulgária, entre outros.
Trata-se de um fruto com propriedades medicinais. Por isso, é utilizado há séculos para prevenir problemas de saúde ou amenizar sintomas de doenças preexistentes.
Na composição da castanha-da-índia estão nutrientes como flavonoides, vitaminas e ácidos graxos, além de substâncias anti-inflamatórias e vasoprotetoras.
Conheça, a seguir no Quero Viver Bem, os benefícios desse fruto e como adicioná-lo à sua alimentação.
Para que serve a castanha-da-índia
A castanha-da-índia tem como principal papel a melhoria e proteção das funções vasculares, combatendo problemas como má circulação, varizes, cansaço e inchaço nas pernas e hemorroidas.
Além disso, o fruto é útil para amenizar sintomas inerentes à artrite e dermatite, porque possui ação anti-inflamatória. Paralelamente, contribui positivamente com tratamentos inerentes à fragilidade capilar (pessoas que têm veias muito finas).
Principais benefícios da castanha-da-índia
A castanha-da-índia diferencia-se de demais alimentos por proporcionar benefícios únicos para o corpo e saúde. Confira, abaixo, os principais obtidos com o consumo regular do fruto:
Auxílio no tratamento de varizes
As varizes e seus sintomas, como dor e inchaço nas pernas, são amenizados com a ingestão da castanha-da-índia, porque a oleaginosa possui função vasoconstritora e antiedema.
Na prática, isso significa que o fruto melhora a circulação, reduz inchaços, alivia dores e sensação de cansaço nas pernas, colaborando com o tratamento médico de varizes.
Tratamento de hemorroidas
A hemorroida caracteriza-se pelo aumento da pressão nas veias do ânus, o que provoca dor, inchaço e inflamação. A castanha-da-índia surge como uma aliada no tratamento dessa doença, porque melhora a circulação em veias e combate a inflamação, ajudando a aliviar sintomas de maneira natural.
Suporte no tratamento de artrite e dermatite
Como se trata de um fruto com propriedades anti-inflamatórias, a castanha-da-índia ajuda a combater problemas como a artrite e dermatite, eliminando, por exemplo, dores nas articulações e eczemas pela tez.
Combate da fragilidade capilar
A fragilidade capilar é um distúrbio associado às veias. Nesse caso, elas são superfinas e se rompem com facilidade. Curiosamente, tal problema é comum em mulheres e crianças.
Quando há o rompimento dessas veias, hematomas surgem pela pele, marcas que podem chegar a até cinco centímetros de comprimento, causando incômodos com a aparência.
A castanha-da-índia é uma alternativa para combater a fragilidade capilar, porque é rica em saponinas, substâncias com efeito tensoativo, o que ajuda reduzir significativamente esse distúrbio.
Redução de dor nas pernas
A dor nas pernas é uma sensação comum após um dia cheio de compromissos. Para isso, a castanha-da-índia ajuda a reduzir os sintomas, além de amenizar inchaços e sensação de peso nos membros inferiores.
Isto é possível por conta da melhora da circulação e da função vasoprotetora do fruto.
Diminuição do colesterol ruim
A castanha-da-índia possui elevada concentração de ácidos graxos (cerca de 60% de sua composição), o que acaba por diminuir significativamente a quantidade de colesterol ruim no organismo. Como resultado, tem-se um menor risco de doenças cardiovasculares.
[VEJA TAMBÉM: CASTANHA-DO-PARÁ]
Tabela nutricional da castanha-da-índia
O fruto é rico em nutrientes essenciais para o organismo. A seguir, listamos os principais encontrados em uma porção de 100 gramas de castanha-da-índia:
- Calorias: 656 kcal;
- Proteínas: 14,32 g;
- Carboidratos: 12,27 g;
- Fibras: 7,5 g;
- Cálcio: 160 mg;
- Magnésio: 376 mg;
- Fósforo: 725 mg;
- Ferro: 2,43 mg;
- Potássio: 659 mg;
- Zinco: 4,06 mg;
- Selênio: 1917 mcg;
- Vitamina E: 5,73 mg;
- Vitamina C: 0,70 mg;
- Ácidos graxos poli-insaturados: 20,58 g.
Como consumir castanha-da-índia
A castanha-da-índia não deve ser consumida in natura, porque possui componentes tóxicos, com chance alta de causar envenenamento. O correto é utilizá-la em chás, óleos ou forma fitoterápica (em cápsulas).
No caso do chá, recomenda-se ingeri-lo por até três vezes ao dia, no máximo, para aproveitar todos os benefícios do fruto. No que se refere ao óleo ou à cápsula, siga a recomendação do fabricante ou de seu médico.
[VEJA TAMBÉM: CASTANHA DE CAJU]
Contraindicações da castanha-da-índia
- Gestantes e lactantes;
- Crianças;
- Pessoas diagnosticadas com transtorno gastrointestinal;
- Quem faz tratamento com anticoagulante;
- Alérgicos ao látex;
- Pessoas com doenças renais ou hepáticas.
Gostou do conteúdo? Quer saber mais? Então, confira, também, o conteúdo completo sobre Castanhas – Benefícios, Tabela nutricional, Consumo e Contraindicação!
Gostei, qual a quantidade certa dá pra fazer o chá da castanha ( Caroso)da índia?
A castanha que aparece nas fotos é a castanha portuguesa.
Parabéns ao site
Depois de toda orientação descrita aqui ….
Seguirei a risca
…
Pois pra mim foi de grande valia…
Grata!