Não cometa esses erros em 2024 que te impedem de ganhar massa muscular
O ganho de massa muscular pode ser um processo difícil para muitas pessoas. Veja onde você pode estar errando.
- Publicado: 03/01/2024
- Atualizado: 03/01/2024: 18 27
- Por: Vitória Martinez
A busca pela hipertrofia tem crescido cada vez mais nas academias, onde pessoas têm dado muito de si para ganhar massa muscular. Existe uma crença de que conquistar a hipertrofia é mais fácil do que o emagrecimento, mas essa não é uma verdade. Existem diversos fatores que contribuem para o ganho muscular, e eles precisam estar equilibrados para que se possa obter sucesso.
Alguns erros cometidos durante este processo podem diminuir os ganhos de massa, bem como ocasionar a perda muscular em pouco tempo. Se você está em busca do shape e não sabe o que pode estar fazendo de errado, aqui estão os erros que você não pode mais cometer para conquistar seu objetivo.
Dormir pouco ou não descansar o suficiente
O sono é essencial para o crescimento muscular, já que é durante este momento que o músculo se regenera. No entanto, muitas pessoas ignoram esse fator e acabam exigindo do corpo muito mais do que deveriam, não permitindo que ele faça essa recuperação.
É claro que, para alcançar um percentual alto de massa muscular, é necessário treinar de forma intensa, mas é preciso dar descanso ao seu corpo; caso contrário, o efeito dos treinos excessivos pode ser bem diferente do esperado.
Veja também: De whey a creatina: melhores suplementos para aumentar seus músculos
Evitar os carboidratos
O carboidrato é a principal fonte de energia para o organismo, criando reserva de glicogênio a fim de melhorar o desempenho nos treinos, e também age como forma de proteção e reconstrução muscular.
No entanto, é comum ver pessoas restringindo ou cortando o consumo de carboidrato para acelerar a perda de gordura. Não há necessidade de fazer isso, principalmente se seu objetivo for a hipertrofia! Você deve, sim, procurar fontes mais saudáveis de carboidrato, como os cereais integrais, tubérculos e grãos.
Ignorar a hidratação
A reconstrução muscular, bem como todos os processos do organismo, depende de uma boa hidratação para o pleno funcionamento. E isso vai desde a absorção correta dos nutrientes ingeridos até a energia necessária para manter um treino de qualidade.
A dica, nesses casos, é beber pelo menos 35 ml de água por quilo de peso e andar sempre com uma garrafa de água para não esquecer de bebê-la.
Consumir pouca proteína
A proteína é o nutriente ligado diretamente à reconstrução muscular, sendo extremamente importante na rotina alimentar. Comer pouca quantidade ou ignorar a escolha de proteína pode acarretar em um baixo ganho muscular.
Cada indivíduo necessita de uma quantidade diferente de proteína, e quem pode calcular isso é o nutricionista. Por isso, procure um profissional para que ele possa calcular suas necessidades, e você não erre em nenhum destes pilares da hipertrofia.