Quem toma creatina tem que beber quantos litros de água por dia?
A creatina tem diversos benefícios, mas é preciso manter uma hidratação adequada para conseguir aproveitá-los
- Publicado: 18/01/2024
- Atualizado: 18/01/2024: 22 47
- Por: Vitória Martinez
A creatina é um dos suplementos mais utilizados hoje em dia, afinal, ele está indo além do esporte. Reconhecida por sua eficácia na melhoria do desempenho dos treinos, como no aumento da força e ganho de massa muscular, a creatina tem conquistado a confiança de atletas e público em geral.
Embora a creatina seja um suplemento seguro e eficaz, a hidratação é um fator importante para melhorar seus benefícios e para a saúde geral do corpo. Veja a quantidade de água indicada para fazer uso desse suplemento riquíssimo!
Benefícios da creatina
A creatina proporciona um grande impulso na força muscular, permitindo mais repetições e cargas mais pesadas durante o treino, e isso se deve a formação de ATP impulsionada por ela. Atividades de curta duração e alta intensidade, como levantamento de peso e sprints, também são beneficiadas pela creatina.
A suplementação pode ajudar na recuperação rápida entre os esforços explosivos, resultando em um melhor desempenho. Além disso, creatina atrai água para as células musculares, aumentando seu volume. Esse aumento de volume facilita o crescimento muscular, reduzindo a degradação de proteínas.
Fora da relação com a atividade física, a creatina também gera impactos positivos na função cognitiva, como melhoria da memória e do processamento mental.
Veja também: Além do peso: A importância do percentual de gordura na saúde
Hidratação adequada para quem faz uso da creatina
Ao utilizar creatina como parte da sua rotina de suplementação, a boa hidratação torna-se ainda mais importante. A creatina puxa água para as células musculares, como já falamos, mas para que esse processo ocorra de maneira eficaz, é necessário garantir uma hidratação adequada.
Não há uma quantidade específica de água associada exclusivamente à suplementação de creatina, pois as necessidades de hidratação variam de pessoa para pessoa. No entanto, algumas diretrizes gerais podem ser seguidas.
Recomenda-se que o consumo de água seja de pelo menos 35 ml para cada quilo de peso corporal, sendo necessário o aumento em dias de treino. Para quem faz esportes de alta intensidade, ou perde muito líquido durante o dia, esse cálculo pode aumentar para 40 ou 45 ml por quilo de peso.
Para uma pessoa de 80 quilos, por exemplo, seria indicado uma ingestão líquida de 2,8 litros diários, e 3,2 litros em dias de treinos intensos.
A cor da urina é um indicador de que sua hidratação está adequada. Se ela estiver clara a amarelo pálido geralmente sugere uma hidratação adequada, enquanto uma cor mais escura pode indicar a necessidade de aumentar a ingestão de líquidos.