Benefícios do Damasco Seco: antioxidante, equilibra o colesterol e mais!
O damasco seco pode ser uma ótima adição para sua rotina alimentar. Veja os benefícios para a saúde em geral.
- Publicado: 23/02/2024
- Atualizado: 23/02/2024: 17 01
- Por: Vitória Martinez
O damasco seco, além de ser delicioso, é um alimento que oferece uma série de benefícios à saúde. Essas frutas desidratadas são ricas em sabor, e apresentam propriedades que promovem o bem-estar.
Sendo assim, ele é uma ótima opção para estar presente na sua alimentação, trazendo mais saúde para o seu dia a dia. Veja quais os benefícios dessa deliciosa frutinha.
Rico em antioxidante
O damasco seco é rico antioxidantes, como betacaroteno, vitamina C e flavonoides. Esses compostos têm um papel importante na neutralização dos radicais livres no organismo, substâncias que podem contribuir para o envelhecimento precoce e o desenvolvimento de doenças crônicas.
O consumo regular de damascos secos ajuda a fortalecer as defesas do corpo, contribuindo para a saúde celular e o funcionamento adequado do sistema imunológico.
Equilíbrio do colesterol
Ricos em fibras solúveis, como a pectina, que têm o potencial de ajudar no controle dos níveis de colesterol. As fibras solúveis atuam ligando-se ao colesterol no trato digestivo, impedindo sua absorção e facilitando a saída do organismo.
Isso pode contribuir para a redução dos níveis de colesterol ruim, e para a manutenção da saúde cardiovascular.
Veja também: Sopa engorda ou emagrece? Mitos e verdades de incluí-la em sua dieta
Melhora da saúde ocular
A presença de antioxidantes, principalmente o betacaroteno, é benéfica para a saúde dos olhos. Quando convertido em vitamina A, tem um papel importante na manutenção da saúde da retina. O consumo regular de damascos secos pode prevenir condições oculares relacionadas à idade, e promover uma visão saudável a longo prazo.
Melhora da saúde da pele
A vitamina C presente no damasco é benéfica para a produção de colágeno, uma proteína que mantém a elasticidade e a firmeza da pele. Além disso, os antioxidantes ajudam a proteger a pele dos danos causados pelos radicais livres, contribuindo para um aspecto mais saudável e jovem.
Ajuda na prevenção de câncer
Estudos sugerem que os antioxidantes presentes nos damascos secos podem ter propriedades anticancerígenas. Os compostos como os flavonoides têm demonstrado a capacidade de inibir o crescimento de células cancerígenas e reduzir o risco de certos tipos de câncer.
Embora mais pesquisas sejam necessárias para confirmar esses benefícios, o consumo regular de damascos secos como parte de uma dieta equilibrada pode ser uma estratégia saudável na prevenção de doenças.