Estudo da Harvard afirma: estes 4 exercícios agilizam a queima de gordura
Alguns exercícios são mais eficazes para a queima de gordura do que outros. Veja o que dizem os estudos de Harvard.
- Publicado: 22/03/2024
- Atualizado: 22/03/2024: 13 55
- Por: Vitória Martinez
Muitas pessoas buscam formas de potencializar a queima de gordura, como forma de emagrecimento mais rápido. A alimentação tem um papel muito importante nesse processo, mas atividade física também é essencial. De acordo com estudos realizados pela Universidade de Harvard, certos tipos de exercícios podem ser mais eficazes na queima de gordura do que outros. Aqui estão quatro opções com base nessas pesquisas:
1. Musculação
A musculação é recomendada como uma das melhores formas de queimar gordura e acelerar o metabolismo. Por mais que o exercício aeróbico seja mais associado à perda de peso, a musculação, também é uma ótima aliada a emagrecimento.
Pesquisas da Harvard mostram que o treinamento de força pode aumentar a taxa metabólica basal, o que significa que você queima mais calorias em repouso. Além disso, a massa muscular que você constrói com a musculação precisa de mais energia para ser mantida, aumentando assim a queima de gordura ao longo do tempo.
2. Caminhada
A caminhada é a forma mais acessível de queimar gordura, principalmente para aqueles que estão começando ou que têm restrições por lesões ou condições médicas. Os estudos mostram que a caminhada rápida pode queimar uma quantidade alta de calorias e melhorar a saúde do coração.
Se trata de uma atividade de baixo impacto que pode ser facilmente incluída na rotina diária. Caminhar por 30 minutos ou 1 hora por dia pode ajudar a aumentar a queima de gordura, melhorar a saúde do coração e melhorar o bem-estar geral.
Veja também: De whey a creatina: melhores suplementos para aumentar seus músculos
3. Natação
A natação é muito eficaz para queimar gordura, pois movimenta todos os principais grupos musculares do corpo. Os estudos mostram que nadar pode ajudar a queimar até 500 calorias por hora, dependendo da intensidade e da técnica utilizada.
Além disso, a natação é uma atividade de baixo impacto, que combina com diversos níveis de condicionamento físico, e pode ser benéfica para quem tem lesões.
4. Tai Chi
O Tai Chi, uma antiga arte marcial chinesa que combina movimentos lentos com técnicas de respiração. Os estudos dizem que o Tai Chi pode ser eficaz na queima de gordura, além de melhorar o equilíbrio, a flexibilidade e a saúde mental.
Embora ela seja uma atividade de baixa intensidade, oferece benefícios significativos para a saúde. A prática regular pode ajudar a reduzir o estresse e melhorar a postura, o que pode contribuir para uma melhor queima de gordura ao longo do tempo.