4 malefícios do limão para a saúde que você precisa prestar atenção
Por mais que seja rico em benefícios, se consumido em excesso, o limão pode fazer mal ao organismo. Veja quais são eles.
- Publicado: 27/03/2024
- Atualizado: 27/03/2024: 00 13
- Por: Vitória Martinez
O limão é muito conhecido por seus benefícios à saúde, justamente por ser uma ótima fonte de vitamina C e antioxidantes, além de possuir propriedades antibacterianas e digestivas. No entanto, quando consumido em excesso, o limão pode ter efeitos negativos no organismo. Aqui estão alguns dos malefícios do consumo excessivo de limão:
Irritação gastrointestinal
O consumo excessivo de limão pode levar à irritação do trato gastrointestinal. Isso acontece devido à alta acidez do limão, que pode irritar o revestimento do estômago e do esôfago. Pessoas com histórico de úlceras, refluxo ou sensibilidade gástrica podem experimentar sintomas como azia, queimação no estômago e desconforto abdominal após o consumo excessivo de limão.
Desgaste dos dentes
Devido a acidez, quando consumido com frequência e em grandes quantidades, pode corroer o esmalte dos dentes. O ácido cítrico presente no limão pode enfraquecer o esmalte dentário ao longo do tempo, tornando os dentes mais propensos a cáries, sensibilidade dentária e descoloração.
Para minimizar o desgaste dos dentes, é recomendado enxaguar a boca com água após consumir limão e evitar escovar os dentes imediatamente, pois o esmalte pode estar temporariamente enfraquecido.
Veja também: Alimentos VERDES para você ter sempre em seu prato em 2024
Sensibilidade dentária
O consumo excessivo de limão pode aumentar a sensibilidade dos dentes, principalmente quando os ácidos entram em contato direto com a raiz exposta do dente devido à retração gengival ou erosão do esmalte.
Isso pode causar desconforto e dor ao comer ou beber alimentos quentes, frios ou ácidos. Para prevenir a sensibilidade dentária, é importante limitar o consumo de limão e proteger os dentes com um enxaguante bucal neutro após consumir alimentos ácidos.
Aftas
O ácido cítrico presente no limão pode irritar a mucosa oral e facilitar o surgimento de aftas em algumas pessoas. As aftas são pequenas lesões ulcerativas na boca que podem causar desconforto e dor ao falar, comer ou escovar os dentes. Pessoas com histórico de aftas podem ser mais sensíveis ao consumo excessivo da fruta e devem moderar a ingestão para evitar o aparecimento dessas lesões.