Triglicerídeos Altos: O Que Você Precisa Saber
Os triglicerídeos são um tipo de gordura química que se armazena no corpo pela alimentação. Veja aqui valores de referência e como abaixar sem remédios.
- Publicado: 13/12/2023
- Atualizado: 14/12/2023: 19 25
- Por: Vitória Martinez
Os triglicerídeos são gorduras presentes no nosso organismo, produzidas principalmente pelo fígado. No entanto, eles estão presentes em diversos alimentos e podem ser adicionados à nossa corrente sanguínea por meio dessa ingestão.
Alimentos ricos em carboidratos são os que mais carregam triglicerídeos, e quando este marcador está circulando em excesso no sangue, pode gerar diversos riscos à saúde. Quer saber mais sobre os riscos que os triglicerídeos altos podem trazer e como tratar? Vem com o Quero Viver Bem que te contamos tudo!
O Impacto dos Triglicerídeos Altos na Saúde
Os níveis altos de triglicerídeos podem estar relacionados a diversos problemas de saúde, sendo um risco maior para doenças cardiovasculares, hipertensão arterial e dislipidemias. Eles também estão relacionados à obesidade e doenças que causam resistência à insulina.
Para indivíduos adultos, é considerado elevado aqueles que apresentam níveis acima de 150 mg/dL. Para chegar a este ponto, muitos fatores podem estar envolvidos, mas os principais são os hábitos de vida não saudáveis, como sedentarismo e alimentação irregular.
Sintomas e Sinais de Alerta
Dificilmente os níveis altos de triglicerídeos apresentarão algum sintoma, no entanto, alguns problemas de saúde relacionados a eles podem apresentar, e por isso é importante ficar de olho. Como está muito ligado à saúde cardiovascular, sintomas como taquicardia, fadiga, dor no peito e tontura devem ser observados mais de perto.
Esse marcador, quando muito alto, também pode gerar problemas de saúde mais graves, como a esteatose hepática, que é o acúmulo de gordura no fígado, além de um risco aumentado para infarto e AVC.
O ideal é manter os exames em dia, ainda mais se for constatado um aumento nos níveis de triglicerídeos. Eletrocardiogramas para acompanhar a saúde do coração, bem como exames de imagem para ver os níveis de gordura no fígado, são muito importantes nestes casos.
Tratamento e Controle: Opções e Estratégias Eficazes
Em alguns casos mais graves, é necessária a introdução de medicamentos para controle do marcador. Junto a isso, é de extrema importância a mudança de hábitos de vida, pois só assim é possível ter uma baixa real nos níveis.
Dentre as estratégias eficazes, estão:
- Diminuição de alimentos doces e do açúcar adicionado;
- Eliminar o consumo de bebidas açucaradas;
- Reduzir o consumo de carboidratos simples;
- Evitar alimentos ultraprocessados;
- Evitar alimentos gordurosos;
- Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
- Consumir alimentos ricos em gorduras boas;
- Consumir alimentos integrais;
- Praticar uma atividade física.
Muito boa informação, me tirou varias duvidas e me alertou sobre os problemas que podem ser causados com a taxa de triglicerideos alta. Fiz exames recentes e acusou isto, então vim aqui buscar informações para quando voltar ao médico ja estar preparado . Valeu.
A gente é que agradece em te ter como leitor, Eduardo 🙂 Volte sempre.
Muito boa matéria
bem esclarecedor
FORTUNATO … gostei … vou tentar seguir.
Excelente matéria nota 10
Matéria bem esclarecedora muito bom ler, e poder indicar a leitura para quem interesse caso de uma amiga que estas alterado tipo1560 jamais vi o triglicerídeos tao alto.
Ótima explicação. E boas dicas de uma melhor alimentação.
Tirou minhas dúvidas, meu exame deu alterado triglicérides, colesterol total, colesterol vldl
Gostei muito. Tirou várias dúvidas. Obrigada
Após receber o resultado de meu exame de triglicérides ,fiquei assustado, com estas informações vou mudar os hábitos alimentares e praticar mais atividades físicas. E depois voltarei postar novos comentários. Abraço.
Volte mesmo, José!
Em muito me ajudaram estas informações
Parabens belíssima materia. Deus Abençoe. Booora corre kkkkkk
Não sei como, mas meus triglicerídios só aumentam, já estão em 300. Não sei mais o que fazer.
Pedro, você já foi ao médico? Se você já tomou medidas para baixá-lo e ele continua a aumentar pode ser sintomas para doenças…
foi muito bom ter lido este artigo . aprendi muito com relação a dieta equilibrada e os alimentos que podem combater este mal que atormenta tantas vidas obrigada Euvanete
A gente é que te agradece em te ter como leitora, Euvanete 🙂
Então estou muito preocupada . minha filha de 2 anos esta com triglicerídeos alto . ela nem s alimenta direito não come nada de massa . sera que e o leite???
Oi Néia, você dá suplemento alimentar para ela? Pode ser isso…. o melhor a se fazer ainda é procurar um médico para identificar a possível causa.
excelente o conteudo, bem explicadinho e boa valia.Obrigada.
Ficamos felizes que tenha gostado, Rita!
Gostei muito da materia. Muito bem explicada. Com cardápios recomendados. Muito obrigado por ajudar a gente com essas orientações. Agradeço muito aos autores.
Por nada Juliano, estamos aqui para isso mesmo 😉
Excelente matéria! Super esclarecedora! Obrigada!
Ficamos felizes porque gostou, Daiane 🙂 Pode contar com nossas dicas
Excelente material , meu resultado deu 174 de triglicérides
Vcs estão de parabéns pela Boa matéria aqui publicada
Muito obrigada por esclarecer minhas dúvidas, foi de grande valia, o resultado da minha mãe deu alto 326 mg/dl, agora bora correr pra academia e mudar a alimentação pra normalizar estes números (rsrsrs ).
Bem explicado! Parabéns…
Excelente matéria esclarecedora do tema Triglicerídeos, me ajudou imensamente, já estou em mudança de hábitos, algumas dúvidas que eu tinha foram tiradas …Parabéns pela matéria….Saudações Pernambucanas……
Minha filha de 7 anos fez exames e deu triglicérideos alto 290, estou muito preocupada com isso.