Água com gás pode fazer mal à saúde? Entenda os mitos e verdades
A água com gás é muito consumida atualmente, no entanto, muitas pessoas temem que ela possa fazer mal a saúde. Entenda a verdade.
- Publicado: 27/03/2024
- Atualizado: 27/03/2024: 12 38
- Por: Vitória Martinez
A água com gás é uma bebida que ganhou popularidade em todo o mundo. No entanto, também surgiram algumas preocupações sobre os efeitos dessa bebida na saúde. É importante ver com atenção os mitos e verdades associados à água com gás para entender se ela realmente faz mal, ou é apenas um equívoco.
Verdade: água com gás pode causar distensão abdominal em pessoas sensíveis a gases
Algumas pessoas podem ter distensão abdominal ou desconforto após consumir água com gás devido à liberação de gases no trato gastrointestinal. Isso é mais comum em pessoas que já são sensíveis a alimentos ou bebidas gaseificadas. No entanto, para a maioria das pessoas, o consumo geralmente não causa desconforto significativo.
Verdade: água com gás pode aumentar a saciedade
Alguns estudos mostram que a água com gás pode aumentar a sensação de saciedade e ajudar na perda de peso. A efervescência da água pode distender o estômago, levando a uma sensação de plenitude que pode reduzir a ingestão de alimentos. No entanto, os efeitos podem variar de pessoa para pessoa e não é tão significativo para utilizar como método de emagrecimento.
Mito: água com gás pode melhorar a digestão
Embora algumas pessoas relatem uma sensação de alívio digestivo após consumir água com gás, não há evidências científicas que confirmem essa afirmação. A água com gás não contém ingredientes que melhorem diretamente a digestão. No entanto, beber líquidos, incluindo água com gás, pode ajudar na hidratação e no funcionamento adequado do sistema digestivo.
Veja também: Sopa engorda ou emagrece? Mitos e verdades de incluí-la em sua dieta
Mito: água com gás desgasta o esmalte dos dentes
Outro equívoco é que a água com gás pode desgastar o esmalte dos dentes devido à sua acidez. Embora a água com gás seja um pouco mais ácida devido ao dióxido de carbono, seu impacto no esmalte dos dentes é insignificante em comparação com outras bebidas ácidas, como refrigerantes e sucos cítricos.
Beber água com gás e adotar hábitos de higiene bucal adequados, como escovar os dentes regularmente, pode ajudar a minimizar qualquer possível efeito no esmalte.
Afinal, água com gás faz mal?
A água com gás é uma escolha de bebida segura e pode ser uma ótima opção para manter a hidratação, principalmente para aqueles que preferem uma alternativa aos refrigerantes e outras bebidas gaseificadas.
Não há evidências que o consumo moderado de água com gás seja prejudicial à saúde. No entanto, é importante estar atento a suas sensibilidades individuais, e moderar o consumo se houver algum desconforto digestivo.