Dieta para Gastrite: alimentos que acalmam seu estômago
Daiane Mello, Nutricionista (CRN-) fala sobre os alimentos mais indicados para quem sofre com gastrite - e aqueles que devem ser evitados. Conheça!
- Publicado: 18/12/2023
- Atualizado: 21/12/2023: 16 46
- Por: Vitória Martinez
A gastrite se dá por um desconforto no estômago, causado principalmente por uma inflamação em sua mucosa. Entre os sintomas mais comuns estão a azia intensa, náuseas, vômitos, perda de apetite, distensão abdominal, dentre outros.
Estes sintomas podem durar pouco; no entanto, ao longo do tempo podem piorar, o que torna difícil controlá-los. Os motivos mais comuns desse tipo de doença são doença autoimune, bactérias, e hábitos prejudiciais, como fumo e álcool.
Veja como deve ser uma alimentação para quem possui este problema:
O papel da alimentação no tratamento da gastrite
A gastrite está completamente ligada à alimentação, e por isso, apesar de um tratamento medicamentoso, cuidar dos alimentos que são ingeridos é essencial. Alguns alimentos podem piorar os sintomas, e por isso eles devem ser evitados.
Do mesmo modo, alguns alimentos deixam os sintomas mais leves, e o tratamento mais efetivo. Em 2020, um estudo mostrou que pessoas que melhoraram seus hábitos alimentares após descobrir a gastrite relataram melhora nos sintomas.
Dicas de estilo de vida e alimentação para reduzir o desconforto
Existem alguns alimentos que podem te ajudar a controlar os sintomas da gastrite, alguns deles diminuindo a inflamação causada por ela, alguns por serem fáceis de digerir, e outros equilibrando o trato gastrointestinal.
Dentre os alimentos que ajudam a diminuir a inflamação gástrica estão os vegetais folhosos verdes, como alface, couve, rúcula e espinafre, além do alho, açafrão, frutas vermelhas, peixes oleosos, azeite de oliva, avelã e gengibre.
Veja também: O poder nutritivo da cenoura: um tesouro nutricional além dos carboidratos
Iogurte natural, aveia, kefir e kombucha também podem ser aliados do tratamento contra a gastrite, principalmente controlando os sintomas. Neste caso, é possível também suplementar probióticos, mas para isso é preciso o auxílio de um nutricionista.
O que pode piorar a gastrite
Alguns alimentos podem piorar os sintomas da gastrite, por aumentarem a inflamação, aumentarem a acidez do estômago, ou irritarem o órgão. Dentre eles podemos citar a pimenta, temperos ácidos, alimentos em conserva, alimentos fritos e gordurosos, alimentos embutidos, bebidas com gás, bebidas alcoólicas, molhos e condimentos, frutas cítricas e café.
Além disso, alguns outros hábitos podem piorar os casos de gastrite, como o fumo, comer comidas fortes à noite, comer muito próximo à hora de dormir, mastigar rápido os alimentos, beber pouca água, ingerir muitos medicamentos, ficar muito tempo sem comer.
É possível diminuir os sintomas levando uma vida mais saudável, além de ter um acompanhamento regular com médicos e nutricionistas, para que você tenha um tratamento personalizado e possa viver normalmente longe de dores e desconforto.