Brócolis no vapor, cozido ou refogado? Qual a melhor forma de preparar?
O brócolis é uma opção saudável que não pode faltar no seu prato. Veja qual a melhor forma de prepará-lo para manter os nutrientes.
- Publicado: 02/04/2024
- Atualizado: 02/04/2024: 23 30
- Por: Vitória Martinez
O brócolis é conhecido por ser um dos vegetais mais saudáveis e nutritivos, já que é cheio de vitaminas, minerais e antioxidantes que são essenciais para a saúde. No entanto, a forma como ele é preparado pode afetar sua composição nutricional.
Entre as opções mais comuns de preparo – cozido, refogado ou no vapor -, muitas pessoas se perguntam qual é a forma mais saudável de ter os benefícios do brócolis. E nós vamos te contar!
Qual a melhor forma de preparar o brócolis?
Cozinhar o brócolis no vapor é considerado uma das formas mais saudáveis de prepará-lo, pois ajuda a preservar a maior parte de seus nutrientes. O vapor consegue manter a estrutura celular dos alimentos intacta, evitando assim a perda excessiva de vitaminas e minerais solúveis em água.
O método de cozimento por fervura pode resultar em uma perda maior de vitaminas e minerais, já que muitos desses nutrientes podem se dissolver na água durante o processo de cozimento.
No entanto, isso não significa que cozinhar o brócolis seja uma opção ruim. Mesmo que haja uma perda de alguns nutrientes, o brócolis ainda é uma fonte rica de vitaminas e fibras, que podem ser preservadas mesmo após o cozimento. Portanto, o brócolis cozido ainda é uma opção saudável e nutritiva para incluir em sua dieta.
O método de refogar o brócolis também é uma opção boa de preparo e pode resultar em um sabor delicioso. Ao refogar o brócolis, você pode adicionar temperos e outros vegetais para aumentar seu valor nutricional e dar um toque ao sabor.
Veja também: Alimentos VERDES para você ter sempre em seu prato em 2024
No entanto, é importante ter em mente que o refogado também pode levar a uma perda de alguns nutrientes, principalmente se for cozido por um longo período de tempo em altas temperaturas. Se feito rapidamente e com cuidado, o refogado ainda pode ser uma opção saudável para ter mais dos benefícios do brócolis.
Benefícios do brócolis
Independentemente do método de preparo escolhido, é importante incluir brócolis em sua alimentação devido aos seus inúmeros benefícios para a saúde. O brócolis é uma ótima fonte de vitaminas e minerais essenciais, como vitamina C, vitamina K, folato, cálcio e potássio.
Além disso, é rico em antioxidantes, que têm sido associados a diversos benefícios para a saúde, como a redução do risco de doenças cardíacas, câncer e inflamação.
O brócolis também é uma ótima fonte de fibras, que são essenciais para a saúde digestiva e podem ajudar a aumentar a saciedade, controlar o peso e regular os níveis de açúcar no sangue.
Além disso, ele contém compostos bioativos que podem ajudar na desintoxicação do corpo, melhorar a saúde do cérebro e proteger contra danos celulares.