Chá da Folha de Graviola: como preparar e benefícios para sua saúde
O chá de graviola pode trazer diversos benefícios a saúde! Veja como prepará-lo, e como ele pode te ajudar no dia a dia.
- Publicado: 25/01/2024
- Atualizado: 25/01/2024: 17 14
- Por: Vitória Martinez
O chá de graviola tem chamado bastante atenção ultimamente, devido aos seus potenciais benefícios à saúde. Se você ainda não conhece essa planta incrível, está na hora de entender sobre como ela pode potencializar sua busca por uma vida equilibrada. Veja as informações que separamos para você.
Benefícios do chá de graviola
Diminuição da pressão arterial
Os compostos presentes na graviola podem ajudar a dilatar os vasos sanguíneos, facilitando o fluxo do sangue e, consequentemente, promovendo a diminuição da pressão arterial. No entanto, pacientes com pressão alta, devem consultar seus médicos antes de incorporar o chá de graviola à rotina, para garantir que não haja interações indesejadas com medicamentos prescritos.
Prevenção do câncer
Alguns estudos científicos indicam que a graviola possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, o que pode contribuir para a prevenção do câncer. Certos compostos, como as acetogeninas, foram estudados por seus potenciais efeitos na inibição do crescimento de células cancerígenas.
No entanto, é importante entender que mais pesquisas são necessárias para concluir a eficácia da graviola na prevenção do câncer em seres humanos.
Veja também: Nutricionista entrega a verdade sobre mudanças na dieta que podem prolongar a expectativa de vida das mulheres
Melhora da resposta imunológica
O chá de graviola também é elogiado por suas propriedades que podem fortalecer o sistema imunológico. Os nutrientes presentes, como a vitamina C, podem ajudar a impulsionar as defesas do organismo contra infecções e doenças.
Controle do diabetes
A graviola possui compostos que podem ajudar a regular os níveis de glicose no sangue, auxiliando assim no controle do diabetes. No entanto, é importante que os pacientes diabéticos consultem seus profissionais de saúde antes de incorporar o chá de graviola à rotina, pois pode haver interações com os medicamentos utilizados para controlar a doença.
Como preparar o chá de graviola
Preparar o chá de graviola é uma tarefa simples, basta ferver 1 litro de água e adicionar de 5 a 10 folhas secas de graviola. Reduza o fogo e deixe as folhas cozinharem por 10 ou 15 minutos, e em seguida desligue o fogo e deixe a infusão descansar por mais 5 minutos. Por fim é só coar e beber.
É importante ressaltar que, embora o chá de graviola possa oferecer benefícios à saúde, seu consumo deve ser moderado. O excesso pode levar a efeitos colaterais indesejados, como queda de pressão, e sistemas digestivos.