Cuidado com essas 3 frutas, pois elas NÃO vão te ajudar a emagrecer
Se você deseja emagrecer, precisa ter cuidado com a quantidade que consome dessas três frutas, pois elas são muito calóricas.
- Publicado: 05/01/2024
- Atualizado: 05/01/2024: 15 08
- Por: Vitória Martinez
As frutas são indispensáveis em meio a uma alimentação saudável, devido seus nutrientes que fazem muito bem a saúde. É sempre possível encaixar algumas porções de frutas na dieta, até porque a grande maioria possui um teor calórico bem baixo.
No entanto, algumas poucas frutas fogem dessa realidade, e embora também sejam munidas de nutrientes, contam com um alto teor calórico. Isso não quer dizer que elas devam ser excluídas da rotina alimentar, mas é preciso ter um certo cuidado com a quantidade ingerida.
Veja quais as 3 frutas não vão te ajudar a emagrecer se forem consumidas em grandes quantidades:
Abacate
O abacate é uma fruta rica em gorduras saudáveis, e embora essas gorduras sejam benéficas para a saúde, o abacate também é bastante calórico. Uma porção de 100g de abacate pode ter em torno de 160 calorias, o que pode impactar a ingestão calórica diária, principalmente se a ingestão não for controlada.
No entanto, é importante entender que o abacate é cheio de nutrientes, como vitaminas, minerais e fibras, que oferecem diversos benefícios à saúde. Moderar o consumo e integrá-lo a uma dieta equilibrada é a chave para aproveitar de suas propriedades nutricionais sem comprometer seu emagrecimento.
Veja também: De whey a creatina: melhores suplementos para aumentar seus músculos
Coco
O coco é uma fruta rica em gorduras saturadas. O óleo de coco, por exemplo, é muito utilizado em diversas preparações culinárias, mas é importante utilizá-lo com moderação, pois é uma fonte concentrada de calorias, e não chega a ser melhor que o azeite, por exemplo.
A água de coco, embora seja uma opção hidratante e rica em eletrólitos, também contém calorias. Consumir o coco de maneira equilibrada, considerando a quantidade de calorias ingeridas, é a melhor forma de garantir que ele se encaixe dentro dos objetivos de emagrecimento.
Açaí
O açaí, conhecido por suas propriedades antioxidantes e potencial energético, no entanto, as preparações comuns com a fruta podem conter adições como xarope de guaraná, granola, mel e frutas adicionais, elevando seu teor calórico.
Embora o açaí em si seja uma rica fonte de nutrientes, o cuidado está na maneira como é consumido. Optar por versões mais simples, sem adições excessivas, e considerar o tamanho das porções é importante para incluir o açaí de forma equilibrada em uma dieta de emagrecimento.
Frutas com baixo teor calórico
Você pode dar preferência a frutas com baixo teor calórico quando seu objetivo é perder peso, já que você consegue comer uma quantidade maior, ingerindo menos calorias. Dentre as frutas de baixa caloria podemos citar o morango, o mamão, o melão, a melancia, e a maçã, todos eles com menos de 50 calorias em uma porção de 100g