Aparelho Elíptico de Ginástica – Para que serve, Benefícios e Como usar
O elíptico é aquele aparelho que parece simular uma caminhada.Mas como usá-lo corretamente? Confira aqui para que ele serve e como usá-lo!
- Publicado: 11/12/2018
- Atualizado: 12/12/2023: 22 31
- Por: Flavio Carvalho
O aparelho elíptico de ginástica está sempre presente nas academias, na prática, ele funciona como um simulador de caminhada sem impacto e, apesar de proporcionar grandes perdas calóricas, seu uso trás uma série de benefícios.
Tal como demonstram pesquisas da Universidade do Porto, o elíptico é um dos melhores aparelhos para quem tem problemas no joelho ou sofre de lesões articulares.
Além disso, ele serve para uma série de funções para o praticante de atividade física.
Para que serve o aparelho Elíptico?
- Ajuda a emagrecer;
- Aumento de massa muscular nas pernas;
- Fortalecimento da panturrilha e das coxas;
- Fortalece os glúteos.
O equipamento também pode ser alterado para outros tipos de movimentos – como de bicicleta -, ou seja, pessoas que não possuem nenhum tipo de limitação articular podem ampliar ainda mais o número de atividades com esse aparelho, que ajuda muito no emagrecimento.
Indicações do Elíptico
- Caminhada para quem tem problemas no joelho, artrite ou artrose;
- Mais recomendado do que a esteira para os idosos;
- Recomendado para quem sofre de fibromialgia;
O elíptico é um equipamento que simula movimentos de uma caminhada ou corrida sem nenhum impacto. É uma das alternativas utilizadas por pessoas que possuem problemas nas articulações, como artrite ou artrose, ou que estão muito acima do peso e não podem correr o risco de se machucar com o impacto vindo do solo de uma caminhada ou corrida normal.
O elíptico é encontrado facilmente em várias academias ou pode ser comprado para ficar na sua casa, as vantagens não param por aí: ao praticar o seu elíptico, independente do lugar, você pode se distrair lendo um livro, vendo TV, ouvindo música ou qualquer outra atividade.
Fazer Elíptico emagrece? Quantas calorias perde por hora?
Este é um aparelho completo, pois trabalha tanto os membros inferiores como os superiores, conferindo um grande gasto calórico, que pode chegar a 500 kcal por hora. Caso faça ele 5 vezes por semana, vai perder 500 gramas por semana.
Portanto, o aparelho elíptico é menos recomendado do que a esteira para perder peso. Contudo, se associado a outras atividades aeróbicas e a um regime hipocalórico tal como o da dieta low carb, pode proporcionar efeitos emagrecedores.
Como usar o aparelho elíptico corretamente?
- Ao subir no aparelho, certifique-se de que seu corpo está bem alinhado, fique ereto e estável;
- Os pés devem ficar firmes e apoiados nos encaixes, totalmente apoiados durante a execução do movimento. Eles não podem sair da superfície do aparelho, para não sobrecarregar os joelhos e os tornozelos;
- Enquanto estiver fazendo o exercício no elíptico, mantenha o corpo firme e com a postura estável. A carga muscular deve ficar para os membros inferiores e superiores. O tronco não deve absorver sobrecarga, ele precisa estar parado e estável.
Treinos no aparelho elíptico
O elíptico permite fazer caminhada, corrida e bicicleta. O tipo de treino vai depender de dois fatores: da sua condição física e do seu objetivo.
Se você é uma pessoa que está iniciando agora as atividades físicas e possui algum tipo de problema articular, é claro que não pode exagerar. É importante começar de leve com a caminhada e depois ir aumentando a intensidade aos poucos.
O elíptico também é muito usado em treinos regenerativos, nos quais atletas se recuperam de alguma lesão articular.
Com esse equipamento, é possível fazer diversos tipos de treinos, desde iniciantes, regenerativos e intensos – tudo vai depender da fase que cada pessoa está na atividade física.
É importante que você alterne o peso e como a intensidade se dá. O indicado é de 20 segundos de forma mais elevada, e os outros 40 segundos mais leves. Dessa maneira, você vai aumentar a sua capacidade aeróbica, vai conseguir ficar mais tempo em cima do aparelho e ainda assim emagrecer de uma maneira mais efetiva.
Vantagens e desvantagens do aparelho
O aparelho elíptico pode ser muito vantajoso para o treino, mas a sua prática dependerá do objetivo de quem está treinando. Para analisar se ele cabe no seu treino confira as vantagens e desvantagens desse aparelho de ginástica:
Vantagens
- Treinos de baixo impacto nas articulações;
- Segmentação de músculos – é possível potencializar uma região do corpo em específico;
- Aumento da resistência e da capacidade aeróbica;
- Melhora do tônus muscular;
- Queima muitas calorias e emagrece (cerca de 500 por hora);
- Boa alternativa para a falta de tempo, pois pode ser praticada em casa, lendo um livro ou vendo TV;
- Não depende do tempo para caminhar e correr;
- Fortalece o quadríceps;
- Faz uma correta segmentação dos músculos;
- Ajuda a potencializar os efeitos dos outros treinamentos;
- Aumenta muito mais a sua capacidade aeróbica;
- Ocupa pouco espaço;
- Gera mais equilíbrio pelo praticante;
- Emagrece em pouco tempo e sem esforço e riscos de lesões;
- Execução facilitada, sendo é ideal para todas as faixas etárias.
Basicamente, por ser um simulador, ele trás todos os benefícios da caminhada.
Desvantagens
- É preciso cuidar com a carga excessiva nos quadris – em alguns casos é ideal o acompanhamento de um profissional;
- O aumento da intensidade no exercício é mais dificultoso quando comparado com uma bicicleta ou uma esteira, por exemplo;
- Os aparelhos mais completos são maiores. Para ter em casa, é preciso de bastante espaço.
Caso tenha ficado dúvidas procure um personal trainer para te orientar nas atividades.
Excelente matéria, esclareceu bastante
Adorei esta matéria e realmente o resultado é fantástico! Tive problemas na minha panturrilha e treinar no Elíptico foi a melhor escolha.
FANTÁSTICO GOSTO MUITO DE FAZER