Feijão: Vilão ou Aliado na Perda de Peso?
Será que feijão é um carboidrato? Entenda aqui do que é feito este grão e como ele pode ser consumido no dia a dia para emagrecer.
- Publicado: 13/12/2023
- Atualizado: 14/12/2023: 08 14
- Por: Vitória Martinez
O feijão faz parte da cultura brasileira e não pode faltar na mesa da maioria das casas no país. É um alimento cheio de vitaminas e capaz de promover saciedade por muito mais tempo. Misturado com arroz, então, torna-se a combinação perfeita do dia a dia, além de nutricionalmente ser um dos melhores matches.
Mesmo com tantas propriedades, algumas pessoas ainda temem engordar comendo feijão, pois acreditam que ele possui muito carboidrato e calorias elevadas. Será que isso é verdade? O Quero Viver Bem vai tirar essa dúvida hoje! Então, confira.
O feijão na luta contra a balança
O feijão é um dos alimentos mais ricos da nossa culinária e não é à toa que faz parte das compras mensais da maioria dos brasileiros. Dentre seus nutrientes, podemos citar ferro, magnésio, potássio, cálcio, fósforo e ácido fólico, que são importantíssimos para o nosso organismo.
Além disso, ele também é rico em carboidratos, proteínas e fibras, o que pode assustar algumas pessoas. Devido à sua concentração alta de carboidrato, algumas pessoas temem que o alimento possa ser um vilão do emagrecimento, mas este pensamento está completamente equivocado.
Estudos apontam que o consumo regular de feijão está associado a um menor peso corporal e a uma menor circunferência da cintura. E isso se dá porque ele possui uma quantidade alta de fibras, que ajuda na saciedade, além de ajudar a diminuir o índice glicêmico dos carboidratos do prato, tornando a absorção um pouco mais lenta, o que é bom.
A Composição nutricional do feijão
O feijão é um alimento de baixa caloria, contendo, em 100g, em torno de 80 Kcal. É verdade que mais da metade de sua composição é composta por carboidratos, mas trata-se de um carboidrato de baixo índice glicêmico, que vai beneficiar seu organismo por oferecer mais fibras e uma maior saciedade.
Além disso, ele é uma ótima opção de proteína vegetal, contendo cerca de 15g de proteína. Ele também é um alimento com baixo índice de gordura, mas isso, é claro, depende do que você acrescenta na leguminosa.
Como incluir o feijão na sua dieta
Consumir o feijão com arroz pode facilitar a absorção dos aminoácidos presentes nesses alimentos, o que torna este o consumo mais ideal para o alimento. Mas veja algumas dicas de como incluí-lo em sua alimentação para ter os melhores benefícios:
- Deixe o feijão de molho – deixar o feijão de molho entre 8h e 12h faz com que os componentes que causam gases sejam eliminados. Nesse meio tempo, troque a água pelo menos duas vezes e também antes do cozimento.
- Combine com vitamina C – a vitamina C ajuda na absorção do ferro e, por isso, você pode ingerir frutas que são ricas nesse micronutriente. Entre elas estão a laranja, o limão, o abacaxi e a tangerina.
- Utilize pouca gordura – ao temperar o feijão, procure adicionar pouca quantidade de gordura, para não aumentar o valor calórico dos grãos. Evite também utilizar processados na preparação, como o bacon, por exemplo.