Como a Dieta Low Carb Pode Ajudar na Perda de Peso
Entenda o que é, como funciona e como fazer passo a passo da dieta low carb Ela tem riscos para a saúde? Saiba aqui no GUIA COMPLETO da low carb.
- Publicado: 30/12/2023
- Atualizado: 30/12/2023: 21 49
- Por: Vitória Martinez
A dieta low carb, é uma dieta que visa reduzir o consumo de carboidratos da alimentação, e tem ganhado cada vez mais popularidade devido sua eficácia para a perda de peso.
Mas será que ela é tudo isso que dizem, mesmo? Se você ainda tem dúvidas sobre a dieta low carb, veja quais são os benefícios dessa dieta, como ela funciona, e outras informações que separamos para você!
Benefícios da dieta low carb
Perda de peso
A restrição de carboidratos pode levar à uma grande perda de peso inicial, principalmente devido à diminuição da retenção de líquidos, e também a redução na ingestão de calorias.
Controle da glicemia
A dieta low carb pode ser uma aliada no controle dos níveis de glicose no sangue, sendo uma abordagem valiosa para pessoas com diabetes tipo 2.
Redução dos níveis de triglicerídeos
A diminuição do consumo de carboidratos pode levar à redução dos níveis de triglicerídeos, um fator de risco para doenças cardiovasculares.
Funcionamento da Dieta Low Carb
A dieta low carb tem como base a redução da ingestão de carboidratos, aumentando assim o consumo de proteínas e gorduras saudáveis. Isso leva o corpo a entrar em um estado metabólico chamado cetose, no qual utiliza a gordura armazenada como fonte de energia.
Veja também: O poder nutritivo da cenoura: um tesouro nutricional além dos carboidratos
Geralmente, esse tipo de dieta conta o consumo de carboidratos, mantendo a ingestão diária abaixo de um determinado limite, sendo calculado entre 20 e 50% do valor calórico total. Veja abaixo outros princípios básicos:
Alimentos sem restrição
- Carnes magras, peixes e frutos do mar.
- Ovos.
- Vegetais de folhas verdes.
- Gorduras saudáveis, como azeite de oliva, abacate e nozes.
Alimentos restritos ou evitados
- Grãos e cereais.
- Açúcares e alimentos processados.
- Frutas ricas em açúcar.
- Leguminosas em grandes quantidades.
Erros comuns na Dieta Low Carb
- Consumo muito alto de proteínas: Algumas pessoas compensam a redução de carboidratos com um aumento excessivo na ingestão de proteínas. Um equilíbrio adequado é fundamental para o sucesso da dieta.
- Evitar vegetais: Embora os vegetais contenham um pouco de carboidratos, são ricos em fibras e nutrientes essenciais. Evitar vegetais pode resultar em deficiências nutricionais.
- Não levam em conta a qualidade da gordura: A dieta low carb não é uma desculpa para abusar de alimentos ricos em gorduras saturadas e trans. Priorizar fontes saudáveis de gordura é essencial.
Possíveis malefícios da dieta low carb
- Deficiências nutricionais: A restrição de grupos alimentares, como frutas e grãos pode resultar em deficiências de vitaminas e minerais essenciais.
- Problemas digestivos: A redução de fibras pode levar a problemas digestivos, como constipação.
- Efeito sanfona: Algumas pessoas têm dificuldade em manter a dieta low carb a longo prazo, levando a um ciclo de ganho e perda de peso.
- Desafios sociais e psicológicos: A aderência à dieta pode ser difícil em eventos sociais e pode ter impactos psicológicos, levando a comportamentos alimentares restritivos.
Muito bom, esclareceu muitas coisas que ainda não sabia, ou não estava claro.
então comecei afazer a dieta lowcarb e não sabia q eu poderia comer um pouco de carboidrato também,agora sei q tem q comer moderadamente.
Ótima matéria, foi a mais completa que já vi..
Eu estou fazendo a dieta e tó gostando muito , o que me ajudou bastante foi o E-book com 5001 receitas Low Carb feito por uma nutricionista . Pra quem quiser saber mais vou deixar o link
eu quero