Pão Francês é Seguro para Intolerantes à Lactose? Revelando a Verdade
Veja aqui se quem tem intolerância a lactose pode realizar o consumo de pães, quais são os tipos indicados, cuidados e alternativas.
- Publicado: 13/12/2023
- Atualizado: 13/12/2023: 19 35
- Por: Vitória Martinez
A intolerância à lactose atinge um número considerável de pessoas, causando diversos problemas em relação à saúde e alimentação. Isso porque essas pessoas precisam passar por uma restrição alimentar indesejada, que pode tornar a rotina, e até mesmo as relações sociais, um pouco mais difícil.
Existem alimentos que não podem ser consumidos por intolerantes à lactose, e muitas vezes, quem sofre com a condição desconhece o que pode ou não entrar na dieta. O pão é um deles! Afinal, quem tem intolerância à lactose pode ou não comer pão? O Quero Viver Bem vai te ajudar nessa.
Como identificar pães seguros para intolerantes à lactose?
Quando o pão é vendido em embalagens, é possível conferir no rótulo a lista de ingredientes. Lá você pode identificar se o pão escolhido possui ou não lactose, ou mesmo alguns traços de lactose.
Porém, alguns pães são vendidos à granel, e nestes casos, é difícil saber quais são os ingredientes. O pão francês, por exemplo, geralmente não possui lactose, mas algumas padarias podem adicionar algum ingrediente com a presença da lactose, ou mesmo não cuidar com a contaminação cruzada.
Nestes casos, é interessante perguntar ao padeiro sobre esta informação, mas aqui estão alguns pães que costumam ser livres da lactose:
- Francês;
- Baguete;
- Cervejinha;
- Wrap.
Pães no estilo bisnaguinha, brioche, pão doce, de forma, e de batata costumam conter lactose na composição, por isso, é preciso tomar cuidado com esses tipos!
Leia Também: Conheça os Benefícios do Pêssego para a sua Saúde
Alternativas ao pão tradicional
Você pode substituir o pão tradicional por uma receita caseira de pão de aveia, crepioca, pão de queijo vegano, pão de milho, e também pode apostar em bolachas água e sal, que não são uma opção tão saudável, mas podem ajudar naqueles momentos mais corridos do dia.
A notícia boa é que o mercado está com uma grande variedade de produtos sem lactose, e hoje em dia está mais fácil identificar por meio dos rótulos os produtos que contêm. Por isso, preste atenção nos ingredientes presentes, e não deixe de comer seu pãozinho.
Entenda a intolerância à lactose
A intolerância à lactose se dá por meio de uma deficiência do organismo em produzir a lactase, que é a enzima responsável por quebrar a lactose no organismo, para que ela possa ser absorvida.
Quando essa enzima não é produzida, a lactose não é quebrada, e chega ao intestino em sua forma original, causando uma fermentação que desencadeia diversos sintomas desconfortáveis, como dor abdominal, gases, diarreia, náuseas, cólicas, entre outros.
Ela pode ser causada por diversos fatores, sendo eles algumas condições genéticas, doenças intestinais (podendo ser temporária ou não) e por diminuição natural da produção.