Kombucha: a bebida que está dando o que falar no mundo fitness!
O kombucha é uma bebida fermentada que vem fazendo sucesso nos últimos anos. Entenda o motivo disso acontecer.
- Publicado: 08/04/2024
- Atualizado: 08/04/2024: 21 22
- Por: Vitória Martinez
O kombucha vem ganhando destaque nos últimos anos como uma bebida funcional, conhecida por seus benefícios para a saúde. Trata-se de uma bebida fermentada, feito a partir de chás adoçado por uma colônia de leveduras e bactérias.
O resultado é uma bebida efervescente, levemente ácida e cheia de sabor. Além de ser uma alternativa refrescante aos refrigerantes tradicionais, o kombucha oferece diversos benefícios que podem melhorar seu bem-estar e a saúde do corpo. Quer entender melhor seus benefícios? Nós te explicamos!
Fortalece o sistema imunológico
Essa bebida fermentada é rica em probióticos, que são micro-organismos que habitam naturalmente o intestino e têm um papel importante na saúde imunológica. Ao consumir com frequência o kombucha, você está enchendo seu intestino com essas bactérias boas, fortalecendo suas defesas contra infecções e doenças.
Estudos mostram que um microbioma intestinal saudável está diretamente relacionada à função imunológica, por isso, tomar kombucha pode ser uma escolha inteligente para aqueles que desejam fortalecer suas defesas naturais.
Amigo do intestino
Os probióticos presentes nesta bebida ajudam a equilibrar a flora intestinal, melhorando a digestão, e prevenindo a constipação e a diarreia. Além disso, o kombucha contém enzimas que ajudam na quebra dos alimentos, facilitando a absorção de nutrientes pelo organismo.
Veja também: Nutricionista entrega a verdade sobre mudanças na dieta que podem prolongar a expectativa de vida das mulheres
Pode ajudar no controle da glicemia
Embora mais pesquisas sejam necessárias, alguns estudos mostram que os probióticos presentes no kombucha podem ajudar a melhorar a sensibilidade à insulina e reduzir os níveis de açúcar no sangue.
Isso pode ser benéfico para pessoas com diabetes ou pré-diabetes, ajudando a regular os picos de glicose no sangue e reduzindo o risco de complicações relacionadas à doença.
Pode auxiliar na saúde do coração
Alguns estudos mostram que os antioxidantes presentes nesta bebida podem ajudar a reduzir a inflamação e proteger contra danos oxidativos nas células, que estão associados a doenças cardíacas.
Além disso, o kombucha pode ajudar a reduzir os níveis de LDL, conhecido como colesterol ruim, enquanto aumenta os níveis de HDL, o colesterol bom. Esses efeitos podem ajudar a reduzir o risco de doenças cardíacas no longo prazo.