Mangostão – Tabela Nutricional, Benefícios, Consumo e Contraindicações
Você já ouviu falar na fruta mangostão? Confira, aqui no Quero Viver Bem, todos os benefícios dessa deliciosa e exótica especiaria da natureza!
- Publicado: 13/12/2023
- Atualizado: 13/12/2023: 10 39
- Por:
Nunca ouviu falar em mangostão ou mangostim? Deve ser porque é uma fruta exótica, pouco conhecida, mas considerada a Rainha das Frutas ou Fruta da Rainha. Seu nome científico é Garcinia mangostana L. e tem um grande poder antioxidante, sendo excelente para a saúde.
O mangostão é uma fruta roxa, do tamanho aproximado de uma tangerina. É redonda e possui casca grossa. Tem origem asiática, sendo produzida em abundância na Tailândia, Cingapura, Malásia e Indonésia. No Brasil, é bastante cultivada no Pará e na Bahia, também encontrada em alguns lugares em São Paulo. Mas, a produção em território nacional é baixa, o que faz do seu valor um pouco salgado.
Tabela Nutricional do Mangostão
O mangostão tem ótimas propriedades para a saúde, evitando várias doenças e contribuindo para a manutenção do peso. Cada 100 g de fruta possui:
- Valor calórico: 76 kcal;
- Carboidratos: 19 g;
- Gordura total: 1,1 g;
- Acidez: 0,63%;
- Proteína: 0,6 g;
- Fibras: 1,3 g;
- Vitamina A;
- Vitamina B1 e B3;
- Vitamina C;
- Cálcio;
- Fósforo;
- Ferro.
Benefícios do mangostão
O mangostim é uma fruta pouco conhecida, mas muito benéfica para a saúde. Incluí-la na alimentação é uma maneira de manter o corpo bem nutrido e ficar longe de certas doenças. Contudo, para que isso ocorra, é importante também que você tenha hábitos saudáveis como uma alimentação adequada, práticas regulares de atividades físicas e ingestão de água.
É uma fruta com poder antibacteriano, antifúngico e antioxidante. Entre seus benefícios, destacam-se:
Poder antioxidante
Entre os tantos benefícios da fruta, destaca-se o seu poder antioxidante. O mangostão é rico em xantonas, que, além de poderoso antioxidante, também tem ação anti-inflamatória e antibacteriana.
Sendo assim, previne e combate o desenvolvimento das células cancerígenas no colón. A fruta é uma boa aliada tanto para evitar que o câncer surja como também para ser usada no tratamento desse problema, aliando-se ao uso dos medicamentos recomendados pelo médico.
Manutenção da beleza da pele
Os antioxidantes também possuem outro benefício: fazem bem para a saúde da pele. São conhecidos por combater os radicais livres, principais responsáveis pelo envelhecimento precoce.
Com menos radicais livres, a pele ganha uma aparência mais rejuvenescida, hidratada e bonita. A fruta também possui ação antifúngica e antibacteriana, o que contribui para evitar inflamação, alergias e infecções.
Contribuição no tratamento do Alzheimer
O Alzheimer é uma doença degenerativa que afeta o cérebro, causando esquecimento e confusão mental. O mangostim tem propriedades que evitam essa degeneração, prevenindo e tratando doenças como Alzheimer.
Controle do peso
Assim como tantas outras frutas, o mangostão é aliado da dieta, já que possui poucas calorias e nenhuma gordura saturada. Outro benefício é a quantidade de fibras que ajuda a controlar a saciedade e regular o intestino.
Entre as substâncias presentes, existe um componente que ajuda a controlar a vontade de comer doces – outro ponto positivo para quem faz dieta e tem dificuldades de controlar a vontade de consumir açúcar.
Prevenção e combate a problemas intestinais
Há substâncias presentes nessa fruta que são ótimas para controlar problemas intestinais comuns, como a diarreia e a disenteria. O pericarpo e a casca são os principais responsáveis por esse benefício.
Dicas de consumo
Há duas formas tradicionais de consumir essa fruta: in natura e suco concentrado. Mas, também é possível fazer chás, compotas e até mesmo geleias.
Como o mangostão possui uma casca grossa, para chegar até a polpa é preciso abrir e torcer a fruta até que ela se parta, mostrando a polpa que pode ser retirada com uma colher.
Outra maneira é cortar a fruta ao meio, tomando cuidado para que a resina da casca não entre em contato com a polpa, para que o azedo do exterior não interfira no sabor delicado do interior do alimento.
A casca também possui poder medicinal, podendo ser feito um chá com ela. Esse chá é ótimo para tratar diarreias e algumas infecções.
Recomendações e contraindicações
Não há contraindicações ou efeitos colaterais sobre o consumo do mangostão. No entanto, por ser uma fruta exótica e com escala de produção baixa, é uma fruta cara, chegando a custar, em média, R$ 5,00 por unidade.
Seu sabor adocicado e levemente ácido agrada o paladar de muita gente. Além disso, possui muitos nutrientes que ajudam a nutrir o corpo. Apesar de não ser muito fácil encontrá-la, vale a pena consumir de vez em quando para dar uma variada nas frutas mais comuns do dia a dia, não é?