Pêssego: Mais Que Saboroso, um Aliado da Sua Saúde
O pêssego é rico em vitaminas e minerais e ajuda a regular muitas funções fisiológicas e a melhorar a qualidade de vida, além de combater os radicais livres
- Publicado: 21/12/2023
- Atualizado: 22/12/2023: 17 47
- Por: Vitória Martinez
O pêssego é uma fruta bem pouco calórica e, por isso, consegue se encaixar na rotina alimentar da maioria das pessoas. Existem algumas variações da fruta, sendo encontrada com a polpa laranja, amarela ou branca, uma tão saborosa quanto a outra.
Dentre sua composição, é possível encontrar vitaminas A e C, magnésio, cálcio e ferro, além de ser rica em antioxidantes e conter uma alta quantidade de fibras. Tudo isso acompanhado de apenas 39 calorias em 100g da fruta! Incrível, não é? Veja quais são os benefícios que ele pode trazer à saúde.
Benefícios do pêssego para o seu organismo
- Melhora a visão – proporciona um envelhecimento saudável da retina, além de uma hidratação da superfície ocular, devido a seus níveis de vitamina A.
- Melhora a saúde do coração – aliada da regulação da pressão arterial, que está diretamente ligada à saúde do coração. Isso se deve ao potássio, que consegue fazer o equilíbrio de sódio no organismo. Também age na saúde do coração por meio dos antioxidantes.
Veja também: Tapioca e colesterol alto: Uma combinação segura?
- Melhora a imunidade – induz uma maior produção de anticorpos, devido à sua alta concentração de vitamina C.
- Melhora a função intestinal – melhor formação do bolo fecal devido à sua alta concentração de fibras.
- Melhora a pele – promove maior proteção dos danos causados pelo sol, bem como desacelera o envelhecimento. Isso porque a fruta é rica em vitaminas A e C, além do beta-caroteno.
O pêssego pode ser um aliado de condições especiais
Devido a todas as suas vitaminas e pelo fato de ser riquíssimo em fibra, o pêssego pode ser um grande aliado no controle do diabetes. Isso porque as fibras ajudam a controlar o nível de glicemia, bem como a presença de antioxidantes pode ajudar com os radicais livres.
Além dos diabéticos, o pêssego pode ser uma ótima fruta para as gestantes, já que possui ácido fólico, que é muito importante neste período. Além disso, pode ajudar na função intestinal, que pode ficar complicada durante a gestação.
Como incluir o pêssego na rotina alimentar
Muitas pessoas retiram a casca do pêssego, devido à sua textura aveludada; no entanto, a forma mais saudável de consumi-lo é com a casca. Além disso, sua forma fresca também é a melhor forma de ser consumida, embora existam tantas outras que também beneficiam com seus nutrientes.
Você pode consumir na forma de sucos, chás, saladas, geleias e até mesmo misturado em refeições principais. O cuidado maior é com as compotas, que costumam aumentar bastante as calorias, diminuindo a ação dos nutrientes.